Sugerimos acessar o site “Amazônia Indígena”, possuem diversos documentos de experiências de gestão territorial indígena. O projeto tem “o objetivo de promover um balanço das experiências de mapeamentos participativos e de gestão territorial conduzidas na Amazônia Brasileira e hispânica, o Seminário Internacional: Mapeamentos Participativos e Gestão de Territórios Indígenas na Amazônia reuniu o estado da arte e os aprendizados das iniciativas, bem como abordagens, conceitos e metodologias empregadas avaliando suas repercussões para a garantia do bem estar e da autonomia dos povos indígenas. Entre os dias 15 e 19 de novembro de 2010, representantes do movimento indígena, da sociedade civil e de governos do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa estiveram reunidos na capital do estado do Acre, Rio Branco, para discutir essa agenda.
Durante o encontro, representantes de associações indígenas e técnicos de organizações parceiras apresentaram conceitos e metodologias empregados nos processos de gestão territorial indígena nos diferentes países. O debate pretendia promover um avanço na agenda da autonomia dos povos indígenas na gestão de seus territórios. A proposta era, também, contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas, que devem ter como eixo principal a garantia da titularidade e a integridade dos territórios indígenas na Amazônia.
Esta plataforma tem por objetivo apresentar e disseminar as atividades desenvolvidos ao longo do seminário e nele são abordados conteúdos referentes à discussão teórico-conceitual e a implementação de experiências concretas a respeito de estratégias e “ferramentas” de mapeamentos e zoneamentos participativos, de gestão territorial e ambiental, bem como de atividades de formação e capacitação relacionadas à temática “territórios indígenas e meio ambiente””.
Fonte:http://www.amazoniaindigena.org.br/index.php